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 Jatos da Segunda Guerra

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MensagemAssunto: Jatos da Segunda Guerra   Sab Abr 17, 2010 10:49 am

Henschel Hs 132


Durante 1943, experiências mostraram que ataques convencionais com bombardeiros de mergulho, como o Junkers Ju 87, eram muito vulneráveis sem apoio de caças. A companhia Henschel, em 1944, apresentou propostas para um bombardeiro de assento único propulsionado por um motor a jato BMW 109-003E-2 montado sobre a fuselagem. Ele lembrava o Heinkel He 162 Salamander, mas suas asas eram montadas no meio da fuselagem e o piloto ficava deitado e posicionado de barriga para baixo. Muita madeira foi utlizada na sua construção e três protótipos foram encomendados.

A construção dos protótipos iniciou-se em Março de 1945 mas apenas o Henschel Hs 132 VI ficou completo e não chegou a ser testado em voo. Ao fim da guerra, os três protótipos foram capturados pelos
Soviéticos. A primeira versão deveria carregar uma bomba de 500kg carregada sob a fuselagem; o segundo, equipado com um motor de 900kg de empuxo, deveria ter dois canhões MG 151 de 20mm montados no nariz; o terceiro, com um motor turbojato Hemkel-Hirth 109-011A de 1.300kg de empuxo, carregaria uma bomba de 1.000kg e deveria ter duas armas MK 103 de 30mm e duas armas MG 151 de 20mm.

Especificações do Henschel He 132 VI

Tipo: bombardeiro de mergulho de assento único
Motor: um BMW 109-003E-2 desenvolvendo 800kg de empuxo
Performance: velocidade máxima: 780km/h a 6.000 metros de altura; teto operacional: 10.250 metros; alcance: 680km
Peso: máximo na decolagem: 3.400kg
Dimensões: envergadura: 7,20m; comprimento: 8,90m; área da asa: 14,82m²
Armamento: uma bomba de 500kg


Heinkel He 178


A primeira aeronave do mundo a voar propulsionada apenas por motor a jato, o Heinkel He 178 voou pela primeira vez em 27 de Agosto de 1939 sob o comando de Erich Warsitz. Os primeiros passos para este avião foram tomados em 1936 quando Ernst Heinkel engajou os serviços do pioneiro da turbina a gás na alemanha, Dr. Hans Pabst von Ohain e seu assistente Max Hahn. O primeiro modelo de turbina, HeS 1 foi testado em Setembro de 1937 e a versão HeS 3 foi cancelada com o avião Heinkel He 118.

A nova versão HeS b3 foi testada em 1939 com a aeronave Heinkel He 178. Essa aeronave tinha a estrutura das asas feita de madeira e metal. Os trens de pouso eram retráteis. A entrada do ar para o motor ficava no nariz. No seu primeiro voo, a turbina do 178 ingeriu um passáro que causou um incêncio, mas a aeronave conseguiu aterrisar em segurança. Foi mais tarde testado com um motor HeS 6 de 590kg de empuxo, mas problemas estruturais limitavam sua velocidade a 600km/h. O 178 foi depois movido ao Museu Aéreo de Berlim mas acabou destruído em um bombardeio
aliado em 1943.

Especificações do Heinkel He 178

Tipo: avião de assento único para pesquisas
Motor: uma turbina centrífuga Heinkel HeS b3 desenvolvendo 500kg de empuxo
Performance: velocidade máxima (estimada): 580km/h ao nível do mar; velocidade de pouso: 165km/h
Pesos: vazio: 1.590kg; máximo: 1.990kg
Armamento: nenhum



Heinkel He 280


O primeiro avião turbojato do mundo, o Heinkel He 280 voou pela primeira vez em 2 de Agosto de 1941 (19 meses antes do Gloster Meteor). O projeto do He 280, que começou no fim de 1939, incluía uma asa baixa com turbinas sob as asas, trem de pouso triciclo, dois lemes de direção e dois estabilizadores verticais. Apesar da necessidade de motores de pequeno diâmetro, o Dr, von Ohain resolveu o problema com o HeS 8 que produzia 700kg de empuxo. Um par destes motores propulsavam o 280 VI no seu primeiro voo.


Um total de nove 280 foram produzidos, incluindo o He 280 V2 e He 280 V3 com motores HeS 8, o He 280 V4 com dois motores BMW 190-003 e mais tarde com seis Argus 109-014, o He 280 V5 com motores HeS 8, o He 280 V6 (também como o V5) com três canhões de 20mm MG 151, o He 280 V7 quef oi testado como um planador de alta velocidade para pesquisas aerodinâmicas, o He 280 V8 com motores 109-004 e o He 280 V9 propulsado por motores 109-003.


Apesar da produção do He 280 ter sido planejada, queixas sobre sua fraqueza estrutural na cauda,tremulação também na cauda e armamentos e combustível inadequados, fizeram com que o projeto do 280 fosse abandonado em favor do Messerschmitt Me 262. Foi no 280 que houve o primeiro uso de um assento ejetor, quando o piloto de teste abandonou a aeronave após os comandos travarem.

Especificações do Heinkel He 280 V5

Tipo: protótipo interceptador/caça de assento único
Propulsão: dois turbojatos HeS 8A de 750kg de empuxo
Performance: velocidade máxima: 900km/h a 6.000m de altura; razão de subida inicial de 1.145 metros por minuto; teto de serviço estimado: 11.500m; alcance: 650km
Pesos: vazio: 3.215kg; máximo na decolagem: 4.310kg
Dimensões: envergadura: 12,20m; comprimento: 10,40m; altura: 3,06m; área da asa: 21,50m²
Armamento: três canhões de 20mm MG 151 montadas no nariz




Heinkel He 162 Salamander


Apesar de tudo que a Alemanha podia fazer para apressar o Messerschmitt Me 163 e Me 262, eles só entraram em serviço na metade de 1944, ficou claro que ambas aeronaves pressisavam de um alto conhecimento e habilidade profissional, materiais e experiência de voo além dos recursos do país e deste modo eram inadequados para deter a maré dos ataques aéreos Aliados. Propostas foram estudadas para a produção em massa de um interceptador relativamente simples, leve e propulsado a jato que necessitasse de poucos recursos estratégicos, poucas habilidades de engenharia e pouco treino. Dentro de cinco semanas o projeto de Heinkel Me 162 foi aceito e dezenas de sub-contratos para componentes organizados.


A intenção era produzir 2.000 aeronaves por mês até Maio de 1945. O primeiro protótipo voou no dia 6 de Dezembro de 1944, mas no mês seguinte muitas instabilidades foram reveladas, resultando no ângulo da asa sendo muito rebaixado. A aeronave era um monoplano de asa alta e diedro negativo com o motor a reação montado em cima da fuselagem da aeronave, dois estabilizadores verticais e dois lemes. Em Fevereiro alguns protótipos ja voavam junto dos primeiros exemplares a serem produzidos. A primeira unidade operacional , I/JG 1, foi posta sob o comando do Oberst Herbert Ihlefeld, então Kommodore do Jagdsgeschwader 1. 275 aeronaves foram completadas, mas o avanço dos exércitos Aliados impediu que o caça tivesse uma participação significante na luta aérea durante fim da guerra. Muitos foram capturados pelos Aliados e extensivamente testados após a guerra. O Heinkel He 162 teria provado ser um grande caça em mãos experientes.


Especificações do Heinkel He 162 Salamander


Tipo: caça interceptador de assento único
Motor: um BMW 109-003E turbojato desenvolvendo 800kg de impulso
Performance: velocidade máxima 835km/h a 6.000m de altura; média de subida inicial 1.290m por minuto; teto de serviço 11.000m; alcance máximo 1.000km
Peso: vazio 1.750kg; máximo na decolagem 2.700kg
Dimensões: envergadura 7,20m; comprimento 9,05m; altura 2,55m; área da asa 11,15m²
Armamento: dois canhões MK 108 de 30mm ou dois canhões MG 151 de 20mm localizados no nariz







Arado Ar 234


O primeiro bombardeiro movido por um motor turbojato no mundo, o Arado Ar 234 Blitz (Relâmpago) foi originalmente concebido em 1940 como uma aeronave de dois reatores (jato bimotor) de alta velocidade para reconhecimento. Atrasado pela lenta entrega dos Junkers 004B, o protótipo do Ar 234 VI só ficou pronto no dia 15 de junho de 1943; esta aeronave tinha um carro auxiliar que era lançado fora durante a decolagem no lugar de um trem de pouso convencional. Também foram produzidos outros protótipos como Ar 236 V6 e o Arado 236 V8 que eram equipados com 4 motores a reação BMW 003A-1 que produziam 800kg força de propulsão cada um.


Quando a produção finalmente começou, o Ar 234B jato bimotor apresentava um trem de pouso do nariz convencional e o trem principal que podia ser recolhido. O Ar 234B-1 era uma aeronave de reconhecimento sem defesa que serviu primeiramente com a Versuchsverband Oberbefehlshaber der Luftwaffe em 1944 e depois com o Sonderkommando Hecht e Sperling. Essas unidades foram substituídas em 1945. Muitas incursões militares foram feitas sobre o Reino Unido. A versão bombardeiro Ar 234B-2 podia carregar até 2.000Kg de bombas e outras variações incluiam o Ar 234B-2/b aeronave de reconhecimento, Ar 234B-2/1 pathfinder (avião orientador) e o Ar 234B-2/r bombardeiro de longo alcance.


Os bombardeiros Ar 234B-2 juntaram-se ao Kampfgeschwader 76 em 1945 e realizaram inúmeras missões arriscadas e ousadas antes do fim da guerra. Um pequeno número de Ar 234 foram empregadas junto ao Kommando Bonow como aviões de caça noturnos. O Ar 234C, que tinha 4 motores a reação (jato quadrimotor/multimotor), embora estivesse apenas começando a aparecer no final da guerra, não chegou a entrar em serviço. Muitos outros projetos avançados estavam em mãos quando as hosilidades cessaram.

Especificações do Ar 234B-2

Tipo
: Bombardeiro tático leve de assento único
Motor: Dois BMW 003-A turbo jato
Performance: Velocidade máxima 742 km/h a 6.000m (19.185 pés) de altitude; sobe até 6.000m em 12,8 minutos; teto de serviço 10.000m (32.810 pés); alcance 1630 km
Pesos: 5200kg vazio; peso máximo na decolagem 9.800kg
Dimensões: envergadura 14,44m; comprimento 12,64m; altura 4,29m; área da asa 27,3m quadrados
Armamentos: até 2.000kg de bombas; algumas aeronaves portavam duas armas de 20mm traseiras
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